Solenidade de outorga de cidadão passo-sobradense ao Dr. Jesus Sotolongo Goméz

| |

Aos doze dias do mês de novembro do ano de dois mil e dezoito, às vinte horas, realizou-se na Sala de Sessões Gustavo Jorge Dettenborn, solenidade aprovada em plenário (requerimento nº 55/2018), alusiva a oficializar a honraria de outorga de cidadão passo-sobradense ao Dr. Jesus Sotolongo Goméz, nos termos do Decreto Legislativo nº 09, de dois de outubro de 2018.

Aberta a solenidade pelo presidente da Câmara, vereador Valdenir Linch, que passou a condução do cerimonial a cargo da secretária da Mesa, Vereadora Celina Maria Fagundes da Rosa. Em seguida, justificou a ausência da vereadora Nubia Andréia Kaufmann Bartz, por motivo de saúde em família. Seguindo os trabalhos, agradeceu a presença das autoridades presentes, nominando o Vice-Prefeito Cristiano Konzen, que neste ato também representa o Sr. Prefeito Municipal que não se fez presente em função de problemas de saúde, Presidente da Câmara Municipal Valdenir Linch e demais vereadores, Secretária Municipal de Saúde e Ação Social, Tatiane Helfer, representantes do Corpo de Bombeiros Voluntários, Sr. João Kroth, presidente do Condica, bem como a todos que se encontram presentes na solenidade desta noite, em especial ao homenageado e sua família. Composta a Mesa do cerimonial integrada pelo Presidente da Câmara, vereador Valdenir Linch/PTB, Vice-Presidente vereador Elísio Machado/PP, Secretária da Mesa Celina Maria Fagundes da Rosa/MDB, seguido dos demais vereadores, como sendo: Airo da Fonseca/PTB, Emanuel Helfer Kroth/PT, Selmo Baierle Fagundes/PT, Valdir Pedro Pacheco/PTB, Vinicius Irajá Bartz da Rosa/PDT, Vice-Prefeito Cristiano Konzen e a Secretária Municipal de Saúde e Ação Social, Tatiane Helfer e o homenageado Dr. Jesus. A seguir, agradecendo o Coral Cantar é Viver, regido pelo professor Abílio Piovesan, convidou o referido Coral para entoar o Hino Nacional.  A seguir, conduzindo os trabalhos, a secretária relatou que no dia 13 de setembro de 2018, foi apresentado o projeto de decreto nº 01, de sua autoria, e que prontamente foi subscrito por todos os demais vereadores, que em sua ementa “Concede o título de cidadão passo-sobradense ao doutor Jesus Sotolongo Goméz”, aprovado por unanimidade de votos na sessão do dia 01 de outubro de 2018.

De acordo com a justificativa Doutor Jesus, como é conhecido por todos, prestou relevante e importante trabalho à nossa população. Fazia mais do que constava em suas atribuições, trabalhava fora do horário, visitava pessoas enfermas, bem atendia a todos, sempre com seu sorriso no rosto e com sua simplicidade.  Em sua bicicleta, Doutor Jesus passeava pelo centro, conversava com as pessoas e demonstrava seu afeto por nossa cidade. Simples gestos, simples atitudes marcaram definitivamente a passagem do Dr. Jesus pela nossa cidade e por isso, é merecido que Passo do Sobrado lhe adote como seu filho. A honraria de Cidadão Passo-sobradense não é mais do que o reconhecimento de uma trajetória vitoriosa e digna. A vida nos tem ensinado que o mérito não vem por acaso. As pessoas podem até receber um dom superior, mas em todos os casos as vitórias para si e para os demais que lhe cercam, são frutos de muita persistência e empenho pessoal. São pessoas como Dr. Jesus que a nossa Cidade precisa, pelo exemplo e pela prática, por construir uma jornada digna a ser seguida por todos os seres humanos. Por todas essas razões, é que se entendeu como justa a concessão dessa honraria.

Neste momento, a vereadora autora, Celina Maria Fagundes da Rosa, fez a leitura da biografia do homenageado, nos seguintes termos: “JESUS SOTOLONGO GOMÉZ nasceu em 20 de maio de 1964, sendo o quinto irmão de uma família de nove. Família humilde, que morava no interior de Mayajigua, município de Yaguajay, estado de Santi Espiritus no país de Cuba. Desde pequeno seus pais sempre ensinaram as trilhas para alcançar seus objetivos: ser médico e trabalhar com honestidade, humildade, ética, valorizar a família, o ser humano e sempre ter fé em Deus. Doutor Jesus começou no primeiro ano do ensino fundamental aos seis anos de idade e seguiu com seus estudos, sendo que aos 18 anos concluiu o ensino médio, onde obteve boas qualificações e pôde optar para fazer medicina na Universidade de Ciências Médicas Santi Espiritus, onde estudou durante seis anos e após optou pela especialidade de medicina geral integral, que foram mais três anos. Nessa época aconteceu algo que lhe deixou marcado por toda vida: a doença de seus pais, levando os mesmos ao falecimento. Após esse acontecimento, chegou o primeiro de seus dois filhos, as pessoas mais importantes de sua vida. Trabalhou em Cuba por 15 anos, após foi trabalhar na Venezuela. Em quatro anos retornou para Cuba onde trabalhou seis meses, e se inscreveu no “Programa Mais Médicos para o Brasil”, e por bons resultados de seu trabalho, foi escolhido para participar sendo que em março de 2014, começou a trabalhar na cidade de Passo do Sobrado. Em nosso município, Doutor Jesus conheceu pessoas e viveu momentos inesquecíveis. Passou a ter um grande carinho e apreciação pelo povo passo-sobradense e em especial por sua esposa Joice Letícia Linhares, que conheceu e com a qual está casado há dois anos. Hoje, Doutor Jesus permanece firme, com os mesmos objetivos a seguir, sendo útil para aquelas pessoas que precisam dos seus serviços dentre os quais sempre estaria satisfeito com apenas um simples obrigado”. Em seguida, a secretária Vereadora Celina disse que a vereança não consiste somente em fiscalizar, mas também em reconhecer pessoas que tiveram uma trajetória de brilho dentro do município. Relatou que é preciso homenagear as pessoas em vida, pois é muito mais gratificante do que homenagear os familiares depois da morte, relatando que ainda há uma luta constante por humanização, e Dr. Jesus sabe se colocar no lugar do próximo, sabendo proteger a vida coletiva, com ética e humildade. Finalizou sua fala citando um pensamento da espiritualista falecida Zibia Gasparetto, onde refere que “as atitudes criam nosso lugar no meio social deste mundo, a terra nos oferece instrumento para estagiar aqui e evoluir. A gratidão nos convoca a contribuir para o progresso de todos, preparando o terreno para os que virão. É à força da evolução”.

Ato contínuo, a secretária convidou a todos que se encontravam na mesa para fazer a entrega de uma placa com uma menção honrosa ao homenageado. No momento da entrega da placa por todas as autoridades presentes, foi lido o texto constante na referida, conforme segue: “A Câmara Municipal de Passo do Sobrado/RS, no uso de suas atribuições legais, e, nos termos do Decreto Legislativo nº 09/2018, Concede o título de Cidadão Passo-Sobradense ao Dr. JESUS SOTOLONGO GOMEZ pelos relevantes serviços prestados à saúde pública de nosso município. Sala de Sessões Gustavo Jorge Dettenborn, 12/11/2018. VALDENIR LINCH – Presidente da Câmara”.

Seguindo a solenidade, fez uso da palavra a Secretária de Saúde e Ação Social Tatiane Helfer, que convidou os servidores da secretaria de saúde presentes para juntos irem à tribuna, por ocasião de sua fala. Destacou a trajetória de Dr. Jesus, lembrando-se desde o dia de sua chegada, destacando que o homenageado logo se enturmou e que atendeu a todos com amor e com humanização. Referiu que Dr. Jesus era chamado de “mano” pelos colegas, destacando sua simplicidade, profissionalismo e seriedade. Finalizou parabenizando Dr. Jesus pela homenagem e pela família que formou, dizendo que em nome de toda a equipe da secretaria agradece pelos trabalhos prestados.

Na sequência, fez o uso da palavra o Vice-Prefeito Cristiano Konzen, representando o Prefeito Municipal Hélio Olímpio de Queiroz, que saudou a todos e disse que o homenageado é um exemplo de que não se pode fazer pré-conceito por quaisquer circunstâncias, muito menos pela nacionalidade das pessoas. Salientou que Dr. Jesus trouxe humanidade e vivenciou a realidade da população. Finalizou dizendo que Dr. Jesus é uma pessoa iluminada e merece os parabéns pela sua trajetória.

Na sequencia a oradora convidou o Coral Municipal para entoar duas músicas como forma de também homenagear Dr. Jesus. O Coral entoou duas lindas canções, cujos títulos são, respectivamente “Ouve quem de fora vem” e “Ave Maria do Morro”. Após a apresentação do Coral, a secretária em nome do Poder Legislativo de Passo do Sobrado, parabenizou o Coral e fez um agradecimento pela disponibilidade de abrilhantar a noite.

E por fim, o homenageado Dr. Jesus foi convidado a fazer seu pronunciamento, e assim desejou boa noite a todos os presentes. Destacou que não tem palavras para expressar o que sente nesta noite, pois é a melhor e mais grata homenagem que recebeu em sua vida. Lembrou que “parece que foi ontem” que chegou a Passo do Sobrado, relatando todo o apoio que recebeu dizendo que tentou retribuir com seu trabalho. Referiu que muitos dias foram difíceis, pois encontrou outra rotina, outro idioma, outros costumes, mas que tudo foi válido e que ficou grato pelas diversas pessoas que lhe ofereceram ajuda. Disse que passou momentos inesquecíveis. Agradeceu de coração, a seus colegas de trabalho pelo profissionalismo e amizade. Deixou seu agradecimento a sua família, a sua esposa, e a todas as pessoas que lhe viam e lhe abraçavam pela rua. Agradeceu a todas as pessoas que apenas lhe agradeciam com um sorriso. Destacou que se chama Jesus, mas que é filho de Deus, pedindo perdão de algum dia magoou alguém até mesmo em pensamento, e finalizou dizendo que todos estão em seu coração, e que agradece muito pela homenagem recebida.

Em seguida a oradora passou a palavra ao Presidente do Poder Legislativo, que agradeceu a todos que prestigiaram a solenidade, e de forma especial o Coral Cantar Viver, que atendeu o convite da Câmara, e especialmente ao Dr. Jesus que valorizava a todos e prestava um ótimo trabalho no município. Encerrando a solenidade sequência entoaram o Hino do município para finalizar. Por fim, foi solicitado que as pessoas permanecessem na sala de sessões para tirar uma foto registrando o momento.

 

Previous

Câmara aprova requerimento nº 55/2018 da Mesa Diretora

1º E 2º SUPLENTES SÃO EMPOSSADOS

Next

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo